Construção da UBS Guarani-Vargas começa em Janeiro de 2022

O Ano de 2022 iniciou-se com uma boa notícia: finalmente a Secretaria Municipal de Saúde finalmente assinou o contrato para a construção da nova Unidade Básica de Saúde – UBS Guarani-Vargas, no valor de R$ 7,2 milhões, com prazo de 12 meses para a conclusão da obra. A verba tem origem no empréstimo de US$ 100 milhões, assinado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); e a Prefeitura também aporta o mesmo valor neste Programa Avança Saúde, que tem mais de 130 obras realizadas ou em fase de contratação.

A UBS da Vila Guarani é uma reivindicação antiga da população do Jabaquara há 30 anos, pois a atual UBS Cidade Vargas funciona em um prédio modesto e alugado, não comportando as necessidades da região.

Vale lembrar que uma antiga gestão chegou a anuncia a construção da UBS Guarani em 2016, mas não havia projeto, nem recursos financeiros e o terreno estava vinculado à Secretaria de Esportes.

Foi a partir de 2019, sob a gestão do Subprefeito Arnaldo Faria de Sá, que o terreno finalmente foi incorporado à Secretaria Municipal de Saúde, abrindo espaço para a concretização do sonho da construção da nova UBS.

Outro ponto importante foi a participação ativa de lideranças comunitárias que atuam área da Saúde no Jabaquara; e que frequentavam assiduamente a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Paulo, quando cobravam uma posição da Secretaria Municipal de Saúde em suas audiências públicas de prestação de contas trimestrais, sendo em uma delas, em 2019, a SMS finamente colocou a UBS Guarani no programa Avança Saúde.

O contrato e o memorial descritivo foram obtidos pelo Grêmio SER sudeste, mediante aplicação da Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12527-2011); e podem ser visualizados no site da Tribuna do Jabaquara – www.tribunadojabaquara.wordpress.com

(Leia também sobre o Processo Eleitoral do Conselho Gestor do Hospital Sabóya na página 03.)

Tribuna do Jabaquara – 20-01-2022. www.tribunadojabaquara.wordpress.com – Tiragem 10 mil exemplares – Distribuição Gratuita. Jornalista Responsável: Mauro Alves da Silva – MTB nº 85246/SP – cel.: 11-954544193 (Tim e Zap) – pág. 01

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora